quarta-feira, 20 de março de 2013

Quem criou a frase: O Futebol é uma caixinha de surpresas?

Se partirmos de um ponto de vista que o Brasil é o país do Futebol, jamais poderíamos pensar que alguém de outra nacionalidade poderia ter criado essa frase que virou um bordão tão famoso mundo a fora.

Desde que ouvi o grande Luiz Mendes falar na rádio, descobri que essa é uma frase que sempre me fascinou. Por que o futebol seria uma caixinha de surpresas? É uma imagem que remete ao universo infantil, mas que dá conta, realmente, de uma das principais características deste esporte – o inesperado. 

No futebol, o melhor nem sempre vence, o jogador ruim tem momentos de gênio, o craque perde gol embaixo da trave, um time pode ser derrotado nos últimos cinco minutos após estar vencendo por 2 a 0, um time inferior pode armar uma retranca contra um time superior e em um único ataque fazer o gol da vitória, e por aí vai.

Sempre creditei essa frase a um dos melhores comentariastas que já existiram, respeitado, de fala serena, sempre sabendo se impor sem machucar ou ferir ninguém e com uma característica comum no meio esportivo: Formador de Opinião.

Mas o verdadeiro criador da frase chama-se: Benjamin Wright (1919-2000). Mendes menciona Wright ao falar do trabalho na Copa do Mundo de 1954, na Suíça, que ambos cobriram pela Rádio Globo.

Wright, descobri, teve uma longa trajetória no rádio. Atuou na Rádio Nacional em seus primórdios, onde tentou a carreira como cantor. Seu nome artístico era Ben Wright. Segundo um de seus filhos, o ex-árbitro José Roberto Wright, “ele tinha voz semelhante ao (cantor americano) Bing Crosby”.

A carreira como cantor foi deixada de lado na década de 50, quando Wright mergulhou no jornalismo esportivo. Trabalhou na Rádio Continental e depois na Globo. Segundo sua outra filha, Ana Maria, cobriu seis Copas, entre 1950 e 1970. Foi comentarista de futebol e de arbitragem.

Foto de Wright com o presidente Juscelino Kubitschek

Por mais que tenha sido outro o inventor, sempre me lembrarei de dar crédito ao Luiz Mendes, pois nos fez ver o Futebol por outra perspectiva, onde é possível falar desse assunto sem sofrer manipulação através de opiniões maquinadas em redes de televisão que visam beneficiar esse ou aquele clube...

O Saudoso Luiz Mendes, era cronista, comentarista, torcedor, mas sabia separar bem as coisas: Na hora de comentar, era profissional, na hora de uma conversa particular, era um torcedor apaixonado e fazia os demais se apaixonarem por sua paixão, independentemente dos times que eles torciam e com isso era ainda mais respeitado no meio esportivo.

Fonte: Mauricio Stycer Adaptado




Um comentário:

  1. sempre tive a curiosidade de saber o autor da frase "futebol é uma caixinha de surpresas" , só hoje pensei em pesquisar; sim gora eu sei, foi Benjamin Wright

    ResponderExcluir